RSS

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09/09/2009 - 9

Hoje, 09 de Setembro (09) de 2009, estréia nos cinemas americanos o filme '9', dirigido por Shane Acker, dublado por Elijah Wood ('Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças', 'Senhor dos Anéis - Trilogia' ...), Christopher Plummer ('O Imaginário do Dr. Parnassus', 'A Casa do Lago' ...), Martin Landau ('A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça', 'Cine Majestic' ...), John C. Reilly ('As Horas', 'Água Negra' ...), Crispin Glover ('Alice no País das Maravilhas', 'As Panteras' ...), Jennifer Connelly ('Diamante de Sangue', 'Água Negra' ...), Fred Tatasciore ('X-Men Origens: Wolverine', 'Speed Racer' ...), Alan Oppenheimer ('A Vida Secreta das Abelhas', ...), Tom Kane ('Star Wars - Série', 'Shrek Terceiro'...) e Helen Wilson ('Treze Homens e um Outro Segredo', 'Click' ...), escrito por Pamela Pettler ('A Casa Monstro', 'A Noiva Cadáver' ...) baseado em estória do diretor, e produzido por Timur Bekmambetov e Tim Burton ('A Noiva Cadáver', 'O Estranho Mundo de Jack' ...).

Só pelo currículo dos envolvidos já da para esperar um ótimo filme, mas vamos ao que importa, afinal currículo não faz um bom filme.

'9' começou como um curta de apenas 11 minutos, produzido em 2006, que fez sucesso por onde passou, inclusive recebendo uma indicação no 'Oscar' para 'Melhor Curta de Animação'. Shane Acker realizou o pequeno filme com animação de computador que contava a estória de um boneco de trapos em um mundo de objetos do dia a dia que tenta combater uma máquina que roubou a alma de seu povo.

Tim Burton e Timur Bekmambetov (este um produtor russo, diretor de 'O Procurado') se encantaram pelo projeto e sugeriram a produção do longa.

A estória portanto continua basicamente no mesmo universo paralelo, onde os humanos foram destruídos por um exército de máquinas que se rebelaram contra o cientista que as criou (Alan Oppenheimer), mas ele também criou um grupo de bonecos de pano, são eles:

'1' - O líder auto-proclamado (Christopher Plummer), e o mais velho dos bonecos. Esperto e reservado, porém controlador, irritável, e resiliente a confiar em 9;

'2' - O inventor (Martin Landau), um velho e gentil inventor. Fascinado por sucata e por explorar áreas abandonadas em busca de componentes para suas invenções;

'3' e '4' - Os gêmeos, curiosos e tímidos. Incapazes de falar, eles comunicam-se usando luzes piscantes e quando precisam explicar algo aos demais, projetam imagens com seus olhos;

'5' - O aprendiz, (John C. Reilly), um curandeiro e mecânico habilidoso. Ele perdeu seu olho esquerdo em algum ataque anterior;

'6' - O artista visionário (Crispin Glover), um artista impulsivo. Ele tem visões do passado e futuro e as registra em desenhos para interpretá-los;

'7' - A valente guerreira (Jennifer Connelly), uma guerreira rebelde e solitária;

'8' - O forte mas pouco esperto guarda-costas (Fred Tatasciore), gigante atrapalhado. O fiel guarda-costas de 1, mas é facilmente enganável;

'9' - O bravo e leal (Elijah Wood), com as qualidades de liderança que podem ajudá-los a sobreviver à perseguição implacável das máquinas. De bom coração, pensativo e sincero, ele está sempre disposto a arriscar sua vida para salvar a dos outros. Apesar de ser um recém-chegado no grupo, ele mostra as qualidades de liderança que podem ajudá-los a sobreviver. Ele busca a verdade na história do mundo e dos bonecos e deseja descobrir o sentido da vida.

Quando '9' vem a vida conhece se ve sozinho e parte a procura de algo, em seu caminho encontra os demais e juntos tornam-se a ultima esperança de vida na Terra.

Embora o filme seja feito em animação por computador, o visual assemelha-se ao da animação 'stop-motion' característica de Tim Burton.

Ah, mesmo dizendo que currículo não ganha nada, vale destacar que a trilha sonora é de ninguém menos que Danny Elfman. Pra quem não sabe, Elfman é parceiro de longa data de Burton e é o responsável por trilhas de muuuuitos filmes, dentre eles: Os três filmes do 'Homem Aranha', os dois 'MIB - Homens de Preto', o musical 'Chicago', 'O Procurado', 'Milk' e quase todos os filmes de Burton, exemplos? : 'A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça', 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', 'Edward Mãos de Tesoura', 'Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas' ... e por aí vai!

Abaixo fotos, vídeos e links oficiais:





























Arte Conceitual:





Posters:





Trailer 1:

Trailer 2:

Clipe 1:

Clipe 2:

Clipe 3:

TV Spot 1:

TV Spot 2:

TV Spot 3:

Vídeo - '9' curta de 2005:

Clipes Site Oficial:


Links:

Fonte Imagens - Burtonland.org
Fonte Imagens - Burtonland.org
Fonte Informações e Imagens - Adoro Cinema
Fonte Informações e Imagens - Cinema em Cena
Fonte Informações '9' curta - IMDB
Fonte Informações - Cinema Sapo
Fonte Informações - Wikipedia
Fonte Informações - IMDB
Fonte Informações sobre Shane Acker - IMDB
Fonte Informações sobre Pamela Pettler - IMDB
Fonte Informações sobre Elijah Wood - IMDB
Fonte Informações sobre Christopher Plummer - IMDB
Fonte Informações sobre Martin Landau - IMDB
Fonte Informações sobre John C. Reilly - IMDB
Fonte Informações sobre Crispin Glover - IMDB
Fonte Informações sobre Jennifer Connelly - IMDB
Fonte Informações sobre Fred Tatasciore - IMDB
Fonte Informações sobre Alan Oppenheimer - IMDB
Fonte Informações sobre Tom Kane - IMDB
Fonte Informações sobre Helen Wilson - IMDB
Fonte Informações sobre Timur Bekmambetov - IMDB
Fonte Informações sobre Tim Burton - IMDB
Fonte Informações sobre Danny Elfman - IMDB
Oficial - Twitter dos 9

0 comentários:

Postar um comentário