RSS

domingo, 15 de novembro de 2009

MoMA Recebe Tim Burton e Sua Trupe!

A partir do dia 17 deste mês até 26 de abril, o The Museum of Modern Art de Nova York estará expondo as obras do grande artista, Tim Burton (como já disse aqui), com uma retrospectiva de seu trabalho. Na abertura da exposição, estão confirmada a presença de sua esposa, a atriz Helena Bonham Carter, e de seu grande amigo e companheiro de trabalho, o ator Johnny Depp.

A exposição terá uma série de esboços de desenhos, filmes, autografos de livros e uma série de filmes intitulado: "Tim Burton e a Beleza Assustadora dos Monstros", que consiste em obras que influenciaram o artista, refletindo os temas e sensibilidade do seu trabalho.

Leiam abaixo a matéria do New York Art, seção do New York Entertainmente, com uma simpática entrevista com o artista... e por favor perdoem um ou outro erro, pois meu inglês é terrível, está melhorando, mas nunca é demais lembrar vocês...:

Com personagens que vão de Jack Skellington e Edward Mãos-de-Tesoura de Sweeney Todd e Batman, Tim Burton passou sua carreira cinematográfica inventando e reinventando sombrios, misteriosos anti-heróis, tanto que ele se envolve em seu próprio persona cientista louco. Nosso diretor tortuoso mais inventivo agora paira como uma futura gótico Dr. Frankenstein, reanimando o nosso favorito monstro Johnny Depp outra vez. (Depp volta interpretando o Chapeleiro Louco, em 2010, Alice no País das Maravilhas.) Apesar de não ser totalmente fora de base, a idéia de gosto arrepiante de Burton tornou-se uma máscara, obscurecendo o criador e sua arte. É tempo para uma análise mais detalhada, e os nova-iorquinos podem espreitar para dentro laboratórios secretos do diretor na retrospectiva do MoMA "Tim Burton", que abre em 22 de novembro. "É emocionante e surreal e todas as coisas que vão com ele", ele diz sobre a honra. "Vai ser uma experiência fora-di-corpo."

Para a mostra, os curadores Jenny He e Ron Magliozzi invadiram o curioso gabinete de Burton com mais de 500 fotografias, pinturas, rabiscos, storyboards, histórias, esculturas e desenhos que datam de seus anos de estudante no Instituto de Artes da Califórnia. Muitos não têm nada a ver com os filmes que ele dirigiu. Alguns estão em quadros, muitos no papel do caderno. Muito poucos são em guardanapos de coquetel. "Às vezes essas coisas aparecem apenas esquisito," diz Burton, "mas eu não mantenho um caderno ou um diário. Eles ajudam-me a lembrar um certo sentimento, tornam-se cápsulas do tempo".

Por exemplo, ele disse que sua pintura acrílica 'The Green Man' (1996-1998) (veja lá em baixo) é uma espécie de auto-retrato e memento mori (memento mori expressão latina que significa algo como "lembra-te homem que morrerás um dia" ou "lembra-te de que vais morrer"). É sobre "um sentimento de estar em um pub na Inglaterra, pensando na minha avó, que tinha morrido, e sentir as ligações que tinha comigo." As arestas da máscara triangular azul invocam a sua morte em um acidente traumático. A costura por todo o rosto do homem é "um símbolo para o mercado interno, um indicador de lados diferentes de uma pessoa e luta para mantê-lo juntos." O revestimento de Burton é goticismo clássico: "exatamente o oposto do sul da Califórnia", onde ele absurdamente cresceu. E a camisa listrada? "Eu estava deprimido e desconectado. Eu não conseguia sentir minhas mãos. Eu comprei algumas meias listradas e de repente senti muito ligado à terra novamente." Sério? Meias listradas? "Eu tenho coisas estranhas acontecendo comigo." Que virá como uma surpresa a exatamente ninguém.

Os filmes de Burton, é claro, estão em exibição, mas muito do prazer do espetáculo vem de ver como o trabalho privado dele sangra em suas criações de megaplex: os pontos repentinamente familiares na face de Sally e corpo de Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack), o vermelho listrado da camisa em um esboço poderoso prematuro para Coringa de Jack Nicholson. "As pessoas sempre dizem, mas o que isso significa? Isto não tem qualquer significado! Tudo tem significado", diz Burton. "É só saber se você pode vê-lo ou não."

Há também mais um pouco sobre a exposição no site BurtonLand, confira o que o site publicou abaixo:

Para o diretor do MoMA, Ron Magiozzi, Tim Burton é um novo Andy Warhol. "Pode ser que Tim seja rival de Warhol, quando se fala em produção e reputação internacional em várias formas de expressão artística. Ao invés de usar filmes para interpretar a arte, vamos usar a arte para interpretar os filmes. A arte é o mais importante, filmes são secundários". Porém, o crítico Brian Sewell tem uma opinião um pouco diferente [ bem mais diferente e áspera, devo dizer ] : acho que diretores de museu são imprudentes e constantemente incorretos. Não acho que possa haver outro Warhol, não pode haver ninguém que se sobressaia naquela mercadização experimentada de multiplicidade (?). Era um gênio ali, mas Tim Burton... eu não pensaria isso de alguém tão insignificante. É quase como comparar a arte de Paul McCartney com Rothko.

Tim Burton contou como foi chamado a expor suas obras: "MoMa entrou em contato comigo e me forçou a mostrar minhas obras. Foi como abrir um velho armário ou algo parecido: Oh, o que são todas essas porcarias?." E também falou como se sente sobre expor sua arte: "É difícil pra mim acreditar [que suas artes estão expostas], de verdade, porque é muito fora da minha experiência e cultura. Quando me perguntam sobre isso, eu não consigo acreditar. Você se sente vunerável quando você mostra um filme e ele é mesmo estranho. Num filme, as coisas acontecem rápido, como um alvo móvel. Isso é como... ai. Eu sou um pouco perturbado, sério!"

Lendo o trecho dito por Brian Sewell, vemos o que todos já sabemos, "ninguém agrada a gregos e troianos"... mas e daí? quem disse que isso importa, importa mesmo é que Burton ME agrada, e eu espero que agrade a vocês... Quem não gosta, pule para o próximo post... quem curte, continue e acompanhe mais abaixo, como neste vídeo, dirigido por Burton e com trilha de Danny Elfman (grande colaborador do diretor), para divulgar a exposição...:


As imagens abaixo, com um pouco da arte deste magnífico artista! (As traduções dos textos das duas primeiras imagens são do BurtonLand; e as imagens da fonte que tem diversos desenhos, eu não coloquei os stills dos filmes porque vou deixar para fazer um post mais para frente só sobre isso... mas podem vê-las clicando no link lá em baixo!):

Blue Girl with Bouquet, 1992-1999

"Eu havia terminado Batman Returns - depois de grandes filmes, é bom fazer algo por sua própria conta. Essa foi a primeira vez que trabalhei com uma camera polaróide, e é tão teatral. Então, aquela pessoa no meu escritório, Leticia Rogers, e a figurinista, Colleen Atwood, e eu fizemos nosso próprio ensaio fotográfico divertido. Eu estava com alguns desenhos que eu tinha feito pro meu livro e achei que seria divertido brincar com isso fazendo em live-action. E acabou parecendo um pouco com a personagem Sally de Nightmare Before Christmas."

Picasso Woman, 1980-1990

"Eu costumo ir muito ao mercado - tem muitas pessoas interessantes para se observar por lá, você pode sentar e ninguém presta atenção em você. Lembro-me de ter passado por um tipo de experiência traumática onde eu estava muito frustrado com meus desenhos, lutando para me ajustar e então, eu dizia: Droga, Eu não consigo. Eu vou desenhar do meu jeito. Eu tive alguns bons professores que me disseram que eu deveria ser eu mesmo. Não ligo pra física ou realismo, o que me libera para capturar o que eu vejo em uma pessoa."


The Green Man, 1996-1998

Blue Girl with Skull, 1992–1999

Mars Attacks!, 1995

Christmas Photo, 1997

Tim Burton's The Nightmare Before Christmas storyboard, 1993

Blue Girl With Wine, 1997

Trick or Treat, 1980

Trick or Treat, 1980

Romeo and Juliet, 1981–1984

Frankenweenie, 1982

Cartoons Series, 1980–1986

The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories, 1998

The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories, 1982–1984

Black Cauldron, 1983

Edward Scissorhands, 1990

Sem Título (Creature Series), 1992

Sem Título (Creature Series), 1997–1998

Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas Sally, 1993

O BurtonLand traz também uma imagem do Ballon Boy (O Garoto Balão), que é uma das sete peças gigantes, feitas especialmente para a mostra... Leiam em seguida mais uma entrevista divulgada no site e vejam a obra citada:

"Para mim, a diversão é está fazendo coisas", disse Burton em uma entrevista em Los Angeles, "a alegria de ver onde seus pensamentos podem te levar." Burton disse que o espaço que o Balloon Boy ocupa foi inspirador quando ele o criou em julho. "Eu sempre tenho idéias, mas muitas vezes não há lugar para executá-las", comentou.

Rajendra Roy, curador-chefe do cinema do MoMA, disse: "É um tipo diferente de imersão no mundo de Tim", se referindo ao fato de agora o museu estar cheio de obras de Burton.

Na verdade, os visitantes podem curtir Burton desde a chegada: Além de Ballon Boy, as outras 6 esculturas feitas por ele estão espalhadas pelo museu. Uma delas, por exemplo, está logo na entrada: a boca de um monstro gigante, os seus dentes afiados, a língua e um longo tapete vermelho que leva os visitantes as galerias principais. Esta obra foi inspirada por um projeto de filme que Burton desejava realizar, Trick or Treat, de 1980.

As outras 5 obras gigantes restantes são inspiradas em obras de Burton já concretizadas, como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Beetlejuice. "Eu não gosto de me considerar um artista. É muito grande. Eu só gosto de fazer as coisas", comentou por fim.

Assim que encontrar imagem das outras, eu posto, por enquanto vejam o 'Ballon Boy':


E por último, um vídeo do ator Jamie Campbell Bower, que interpreta 'Anthony Hope', no filme 'Sweeney Todd', do diretor. Mas Bower, que também está na série 'Crepúsculo' como o malvado 'Caius Volturi', e diz no vídeo abaixo que gostaria de ver Burton na direção de 'Amanhecer', quarto livro da saga...:


Links (As imagens em tamanho maior eu já tinha no computador há algum tempo, e infelizmente não tenho a fonte de onde as copiei, sorry!!):
Fonte texto 1 - New York Art
Fonte texto 2, imagens e textos - BurtonLand
Fonte 'memento mori' - Wikipedia
Fonte imagens - New York Entertainment
Fonte vídeo - MoMA
Fonte vídeo Campbell Bower - BurtonLand
Fonte sobre Ballon Boy - BurtonLand

0 comentários:

Postar um comentário