RSS

sábado, 21 de novembro de 2009

Tim Burton em Making Of (s)!!!


Este é o vídeo de divulgação para a exposição dos trabalhos de diretor (e outras tantas coisas mais) Tim Burton... o vídeo foi concebido e dirigido por Tim e com trilha de seu amigo e companheiro de trabalho de longa data, Danny Elfman...

Vagando pela net encontrei fotos e informações do making of do vídeo... confiram e como sempre, lembrem que meu inglês não é a coisa mais bela do mundo!!:

Para ajudar a promover a Retrospectiva Tim Burton do MoMA, pedimos a Burton para animar o logotipo do MoMA para um vídeo de trinta segundos que seria utilizado para promover a exibição na televisão, no Museu, e online. Tim veio rapidamente com um conceito que utiliza animação stop-motion, e ele perguntou a Allison Abbate, seu produtor em 'Corpse Bride' (A Noiva Cadáver - 2005) e da versão completa de seu próximo lançamento 'Frankenweenie', se ela poderia ajudar a puxar as coisas.

Abbate virou-se para Mackinnon & Saunders, uma empresa britânica que projeta e constrói bonecos de animação, modelos e maquetes e produz comerciais de TV e programas de entretenimento para a televisão para crianças, porque eles tinham trabalhado em projetos anteriores de Burton, incluindo 'Corpse Bride'. Empresa encabeçada por Ian Mackinnon e Peter Saunders apanharam a história: "Para a promoção, Tim tinha projetado um personagem robô atraente e ardiloso, cujo trabalho era para inflar quatro balões, tipicamente de Burton, soletrando o logotipo do MoMA. A premissa de tudo parecia muito simples, até que descobri o calendário. Tivemos apenas três semanas para criar o personagem, os balões, animá-los e começar a filmagem para Los Angeles para a pós-produção."

Mackinnon continua, "Tim era muito afiado para a peça inteira para ser processado em stop motion. Para o personagem robô isso não era muito um problema, Joe Holman, um dos nossos escultor/designers, quebrou todos os recordes para obter o personagem totalmente esculpidos e discriminados em seus elementos constituintes, cabeça, tronco, braços, pernas pronto para moldagem".

Ao mesmo tempo os problemas de criar a ilusão de quatro balões sendo inflados em stop motion estava sendo abordada. "A primeira coisa que fizemos foi comprar alguns balões grandes e explodi-los só para ver a dinâmica que estávamos tratando. Nós consideramos a criação de balões de borracha reais e inflar os com hélio e fotografa-los em lapso de tempo, mas em tão pouco tempo se não tivéssemos acertado da primeira vez iríamos perder o prazo", diz Mackinnon. A equipe também considerou a substituição de animação, uma técnica em que cada estágio da inflação de um balão seria processado como um modelo distinto. "Novamente o tempo estava contra nós e não havia nenhuma maneira que poderíamos produzir literalmente dezenas de estágios que nós precisamos no momento". Acrescenta Saunders, "Por todas estas razões, decidimos ir com CG para os balões e chamamos nossos amigos da Flix Facilities para criar um teste de fotografia em balões 3-D para nós."

O artista CG Simon Partington aceitou o desafio. Dentro de alguns dias ele tinha um belo balão flutuando para nós vermos. “Foi deslumbrante”, diz Mackinnon. "Um pouco deslumbrante demais. Ele não tinha aquela sensação stop motion peculiar que Tim estava procurando por isso pedimos a Simão para tentar novamente." O Escultor/Designer Noel Baker produziu rapidamente esculpiu em platercina os balões e pintou para combinar com os projetos de Burton. Estas foram, então, fotografado e enviado para o time da Flix. "Nós reproduzimos a forma fantástica esculpida por Noel tão perto quanto possível em CG." Explica Partington, "Nós então tomamos os desenhos reais dos balões de Tim para texturiza-los antes de adicionar algumas das imperfeições do mesmo, tais como impressões digitais detalhe que Noel tinha deixado deliberadamente em sua escultura. Isso tudo ajudou a recriar a sensação de realismo que fornece o stop motion".

Ao longo de dois dias Partington e sua equipe estabeleceram uma técnica que não só deu à luz, sensação de balões de borracha macia grande, mas também teve a ligeira sensação um pouco 'staccato' de stop motion. Os testes foram corridos para Burton, que estava aprofundado na pós-produção de 'Alice no País das Maravilhas'. "Houve um enorme suspiro de alívio quando Tim deu os polegares para cima. Com toda a honestidade que eu não sei como teríamos conseguido este feito no momento, sem o trabalho da equipe da Flix", disse MacKinnon sorrindo.

Enquanto isso, a cabeça puppetmakers (mais ou menos fabricante de fantoche) Caroline Wallace e Richard Pickersgill completarem os moldes e moldou as partes do corpo para o personagem robô em fibra de vidro, borracha e silicone, enquanto ao mesmo tempo, construiu o esqueleto de metal intrincado, que se encaixa dentro do boneco, e que lhe permite realizar qualquer pose durante o processo de animação.

"Normalmente um personagem fantoche pode levar entre doze a dezoito semanas para ser produzido", diz Pickersgill, "Mas o projeto do Tim se desenvoulver em uma construção muito econômica e nós montamos o boneco em apenas dez dias, provavelmente uma espécie de recorde!"

Pickersgill completou a pintura final apenas vinte e quatro horas antes da fotografia começar. "Como ele estava um pouco de freio olhando o pequeno companheiro, eu decidi adicionar traços de ferrugem ao redor das articulações e dos braços. Enviamos fotos a Tim e a única alteração que ele fez foi remover a ferrugem, houve em uma décima primeira hora (literalmente!) Repintar." Ri Pickersgill, "Eu acho que a pintura possivelmente ainda estava pegajosa quando colocamos ele no set!"

Com o prazo de entrega à apenas quatro dias de distância, o cinegrafista Martin Kelly e o animador Chris Tichborne assumiram. "Nosso conjunto era muito simples", diz Kelly, "Tim queria o robô e o balão contra um fundo cinza plano. Foi ótimo, porque emulou o olhar de seu desenho de caneta e tinta sob uma folha de papel original. Tivemos três dias para filmar a peça inteira e meu primeiro exame tinha que ser direito. Eu passei um dia na semana anterior gravando e executando a parte do robô. Você se sente um pouco bobo, mas Neil Sutcliffe, que editou as imagens em seu animatic, foi muito gentil. Ele não riu muito!" Mesmo para uma peça tão curta, Tichborne tentou encher na medida em que pôde. "Richard e Caroline tinham incluído uma articulação em cima para a cabeça do robô que abre e fecha conforme ele anda. Eu também tinha em minha mente Charlie Chaplin quando o robô andava, não uma cópia dele, mas mais como ele iria criar um passeio idiossincrático."

CG levou Partington Simon no set o tempo todo fazendo teste e combinações nos balões e animação, apenas para se certificar que tudo estava se alinhando em termos de iluminação e do calendário da dinâmica. "A CG e animação stop-motion tinham de ser entregues simultaneamente, não haveria tempo para consertar as coisas mais tarde então nós estávamos literalmente fazendo renderizando o CG e a animação ao mesmo tempo. Vendo isto junto fotografado foi fantástico!"

Apesar do filme ter levado três longos dias ao longo de um fim de semana, a experiência da equipe e a preparação pagaram e o filme saiu sem um arranco. A preciosa metragem foi emitida em uma ligação de dados de alta velocidade para Tim Burton supervisionar a pós-produção final em Los Angeles.

"Tim e o pessoal do MoMA pareciam muito satisfeito com os resultados", diz Ian Mackinnon, "Foi um ótimo pequeno projeto para ter sido envolvido e esperamos que o público do MoMA também goste!"

O texto é ilustrado com as imagens que você pode conferir abaixo:

Desenho original do robô de Tim Burton

O modelo robô e o storyboard

Escultor/designer Jo Holman criando o modelo robô em argila

Desenho de Tim Burton

Mapas de John Whittington para o projeto de Burton para o 'balão M'


A equipe da Flix CGI: Simon Partington, Neil Sanderson, John Whittington e Mike Whipp

Richard Pickersgill adicionando os últimos retoques para o robô

Um braço sendo liberado a partir do molde

DOP Martin Kelly fotografando

Chris Tichborne ajudando o robô a se mover

Robô final no set

Vejam abaixo também o vídeo do Making of da exposição com Burton apresentando diversas de suas obras:



E vocês também podem assistir o making of da fabricação das obras gigantes de Burton para a exposição do MoMA, ver muitas, ou quase todas ainda não tive tempo de ver tudo, as suas obras... (que eu vou postar aqui aos poucos... mas podem conferir todas lá!!) Cliquem aqui e aproveitem!!!

Links:
Fonte - MoMA

1 comentários:

Mundo das Meias disse...

Oi Rafa obrigada pelos comentários no blog mundo das meias...ah e vc já está concorrendo ao kit de meias...beijos da Jo

Postar um comentário